domingo, 6 de janeiro de 2013

Máscara de Carnaval de Gesso

Trazendo algumas idéias de máscaras de carnaval, achei uma bem interessante, pra fugir um pouco da cartolina e EVA, a máscara feita com gesso tem um efeito mais bonito, na minha opinião.

Encontrei no blog Como fazer tudo em artesanato uma receitinha, vou testar com minhas sobrinhas e depois posto resultado.

Materiais:
  • gaze engessada
  • tubo de vaselina branca
  • algodão
  • tesoura
  • bacia com água morna
  • lixa fina
Como Fazer:

1. Aplique uma camada de vaselina sobre a superfície a ser copiada, o rosto da pessoa ou de um manequim (não aconselho fazer em criança por terem pouca tolerância a esperar o momento certo de tirar)

2. Corte a gaze em tiras e quadrados, molhe escorra e vá cobrindo parte do rosto, tomando cuidado de cobrir os olhos com algodão.

3. Aplique uniformemente 3 a 4 camadas de gaze.

4. O gesso vai secando com alguma rapidez, a medida que isso acontece vá alisando com os dedos para que tenha uma textura mais lisa, se necessário, umedeça os dedos.

5. Deixe a máscara secar sobre o rosto por algum tempo, retire-a com cuidado e, antes que endureça, apare as rebarbas e faça os furos para o elástico, pois se fizer isto depois ela pode rachar.

6. Arremate as laterais com uma tira de gaze úmida para dar acabamento. Após secar lixe com cuidado.

7. Você pode também fazer um acabamento com massa plástica automotiva, biscuit ou papel machê.

8. Faça um rascunho em um papel para depois passar pra máscara, use sua criatividade. Enfeite com plumas, lantejoulas, fitas, glitter.

Nenhum comentário: